A Cefaleia é um dos sintomas neurológicos mais frequentes e indeterminados, por isso é muito importante entender a diferença de uma dor de cabeça comum para uma dor que precise de maior atenção! 🧠
🔸As Cefaleias que não apresentam sinais de complicações (aquelas dores de cabeça que a pessoa está acostumada a sentir) não necessitam de exames de imagem, apenas de uma avaliação médica e, algumas vezes, de um tratamento específico.
Porém, para os casos mais complexos, os exames de imagem auxiliam na investigação. As cefaleias agudas, diferentes de qualquer outra que você já teve, merecem avaliação na urgência, principalmente se tiverem mostrando qualquer sinal de alerta, como alterações neurológicas, rigidez de nuca, alteração dos músculos da face, alteração de sensibilidade ou perda de força em um dos membros (de um lado ou de outro), sonolência ou formigamento.
Dentre as inúmeras causas de cefaleia, temos a Trombose Venosa Cerebral, uma doença cerebrovascular pouco conhecida, com múltiplas manifestações clínicas e muitas vezes subdiagnosticada.
Fique atento! Consulte sempre seu médico.
Dr. Bruno Alberto Falcão Pereira
Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
CRM-PA 9670 | RQE 3396