Você está visualizando atualmente ATROFIA MULTISSISTÊMICA X PARKINSON

ATROFIA MULTISSISTÊMICA X PARKINSON

Dentre as Síndromes Parkinsonianas, o Parkinson é a doença mais comum.
.
🔹🔹A Atrofia Multissistêmica (AMS) também é uma das síndromes Parkinsonianas e pode ser dividida em dois tipos, dependendo de quais sintomas ocorrem primeiro:

·        AMS-C, caracterizada pela perda de coordenação e dificuldade em manter o equilíbrio.

·        AMS-P, que é muito semelhante à doença de Parkinson, exceto que muitas vezes não há desenvolvimento de tremores e, geralmente, a levodopa não alivia os sintomas.

Os dois tipos envolvem disfunção do sistema nervoso autônomo. Embora a Atrofia Multissistêmica se inicie como um desses diferentes tipos, os sintomas do outro tipo acabam se desenvolvendo. Após cerca de 5 anos, os sintomas tendem a ser similares independentemente de qual doença se desenvolveu primeiro.

O distúrbio neurológico raro é caracterizado por uma combinação de parkinsonismo, sinais cerebelares e piramidais e disfunção autonômica.

A atrofia do sistema múltiplo geralmente começa quando a pessoa está na casa dos 50 anos e afeta duas vezes mais homens do que mulheres.
.
Os sintomas de quem é acometido pela doença, como tremores e instabilidade postural, são muito similares ao mal de Parkinson. Exatamente por esta razão, a diferença clínica isolada é muito difícil.
.
O exame de Ressonância Magnética do Crânio é de extrema importância para ajudar a identificar a AMS e a Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP).