Você está visualizando atualmente COLONOSCOPIA VIRTUAL

COLONOSCOPIA VIRTUAL

🔹🔹A Colonoscopia Virtual, também chamada de colonografia, é um exame que tem como objetivo visualizar o intestino a partir de imagens obtidas através da Tomografia Computadorizada com baixa dose de radiação.
.
🔹🔹A Colonoscopia Virtual pode ser uma alternativa para pacientes muito idosos, que possuem algum risco para realizar o exame de Colonoscopia convencional ou não podem tomar anestesia.
👉Como funciona?

Através de uma sonda introduzida no anus do paciente é possível injetar ar e distender (dilatar) o intestino. O procedimento permite que sejam identificados pólipos (benignos ou malignos) com dimensões superiores a 1,0 cm e divertículos.
.
👉Qual o preparo para o exame?

✔Fazer uma dieta específica, evitando alimentos gordurosos e com sementes no dia anterior;
✔Tomar laxante e contraste indicado pelo médico na tarde anterior ao exame;
✔Caminhar várias vezes ao dia para aumentar os movimentos do intestino e ajudar a limpar;
✔Beber pelo menos 2 L de água no dia anterior para ajudar a limpar o intestino.

Principais benefícios da Colonoscopia Virtual

– Trata-se de uma técnica segura, em que os riscos de complicações são praticamente nulos;

– Gera poucos sintomas de desconforto ao paciente, uma vez que a sonda não percorre o intestino e é introduzida pouca quantidade de gás para distender o intestino;

– Pode ser realizada em pacientes que não podem tomar anestesia e que têm síndrome do cólon irritável;

– Por não utilizar anestesia, o paciente pode voltar às suas atividades normalmente após o exame;

– Também permite diagnosticar alterações nos órgãos próximos ao intestino, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, bexiga, próstata e útero.